Quer ler este este em PDF?

sexta-feira, 11 de maio de 2012

HOMEM-PLURAL

Clidenor Freitas Santos tem sido um homem-plural nas atividades e na inteligência, sobretudo homem alegre, porque rico de afeição à vida. Nasceu na antiga comunidadezinha de Miguel Alves, no Piauí, uma cidade pequena e sonolenta à beira do Parnaíba, a 16 de fevereiro de 1913. Teve infância e adolescência simples. Estudou no tradicional Liceu Piauiense e formou-se médico no Recife em dezembro de 1936. Trabalhou em laboratório de patologia, com os minguados vencimentos de cinqüenta mil réis mensais. Exerceu emprego no Pará e no Instituto Osvaldo Cruz, do Rio, quando padeceu saudades e voltou aos pagos naturais, a tranqüila Miguel Alves de rudimentar agricultura e criatório de gado pé-duro, e nesse meio bucólico e alegre montou consultório. Convocado para progredir, fez estudos em São Paulo, no Hospital do Juqueri, em contacto com gente sem juízo. Especializou-se em psiquiatria. Esteve ainda no serviço do Hospital da Praia Vermelha, no Rio. Cada vez mais conhecia o Homem na sua atitude mental e se empolgava com o romance de cérebro-humano. Regressando ao Piauí em 1940, fixou-se nesta Teresina de pessoas humildes e recebeu chamado, dentre em pouco tempo, para dirigir o ASILO DOS ALIENADOS, o HOSPÍCIO, denominação que amedrontava mais do que a loucura. Foi quando deparou com cenários tenebrosos de loucos acorrentados. Mandou retirar os pesados grilhões dos infelizes e deu-lhes tratamento decente, revolucionando a ignorância dos costumes sociais. A casa de tratamento deixou de chamar-se HOSPÍCIO DOS DOIDOS e passou a HOSPITAL AREOLINO DE ABREU, em homenagem ao governante que o criou e construiu. Foi distinguindo com outras funções de responsabilidade. Médico psiquiatra do Serviço de Doenças Mentais do Ministério da Saúde. Professor de filosofia do Liceu Piauiense. Deputado federal de consagradora votação no Piauí. Presidente nacional do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, nomeado pelo presidente João Goulart, posto em que o alcançou a rebeldia militar de 1964, e ele se viu compelido, para evitar violências, a buscar asilo no Peru e depois no Uruguai. Padeceu a suspensão dos direitos políticos, mas sem temer as perseguições do militarismo vitorioso, retornou à terra natal, porque tinha inatacável a honradez pessoal e pública.

*   *   *

No exílio, leu e estudou ciências sociais para uma visão mais ampla do mundo e do homem. Aprendeu a interpretar a história.

*   *   *

De regresso, corajoso sempre, pois de coração sincero e de espírito para o afeto, já no Piauí do seu bem querer, fundou empresas privadas como a Cajulândia do Brasil, e do Alkool Motor do Piauí, sem que se concretizassem por virtudes dos ódios intransigentes dos militares no poder.

*   *   *

Correram os anos e Clidenor, sempre criativo e de olhos no futuro, promoveu as AGROVILAS e o projeto da APICULTURA.

*   *   *

De admirável capacidade para produzir trabalhos de enriquecimento espiritual do homem nos domínios da psicopatologia, da crítica literária e musical, publicou exemplo de definição da personalidade integral do homem numa carta aos filhos, definiu o fundador de Teresina, o baiano José Antônio Saraiva, dissertou sobre o amor-símbolo, deu aula sobre o latifúndio, revelou as bases psicológicas do nacionalismo, leu os gregos e enalteceu a profunda lição de sabedoria desse povo. Tem títulos e honrarias de entidades projetadas do país e do estrangeiro. Faz pouco tempo reuniu no livro IDEOLOGIA E CIRCUNSTÂNCIA pensamentos e idéias sobre assuntos da mais alta relevância em área de conhecimento humano.

*   *   *

A grande obra cívica, espiritual, científica, humana de Clidenor está no Sanatório Meduna, um dos melhores hospitais do Brasil, que serviços do mais extraordinário valor social tem prestado aos patrícios. Ele o construiu lutando contra a pobreza.

*   *   *

A 16 de fevereiro de 1991, Clidenor Freitas Santos integrou 78 anos bem vividos. Jovial sempre. Alegre. Amigo do próximo. Honesto de palavras e de ações. Dedica parte enorme do tempo a educar o próximo para a vida de convivência. Ao belo. Cultiva a sabedoria. Sabe conquistar admiração e distribuir afeto. Pai virtuoso. Esposo de caráter nobre. Divide o tempo entre o lar e o mundo. * a família total. De franqueza educada. Veste-se de aprumo e decência, sem ser excessivo. Aprecia mesa farta e o manjar de culinária sem defeito. Bebe o vinho como quem bebe a saúde e copia os deuses. Passeia as ruas como distribuidor de melodias, no realejo, para alegrar os que lhe ouvem a sensatez das palavras. Admirado de todos, também dedica admiração aos que se enriquecem de saber pela aceitação dos dias ruins e dos dias felizes como se fossem ambos necessários à compreensão dos ditames divinos.

Em torno desse homem sem medo e de agradável sensibilidade, na sua aconchegante mansão, se reuniram os seus colegas da Academia Piauiense de Letras, à mesa de iguarias elogiadas de vinhos de sabor educado. Uma bela reunião com a presença dos filhos de Clidenor e de uma senhora invejável na postura de esposa sem defeitos, como inspiradora de um lar amigo - D. Aracy.


A. Tito Filho, 03/04/1991, Jornal O Dia, p. 4
________________
* Não está visível no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário